quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Recurso Narrativo: Pontos de trapaça em 3D&T


Não é de hoje que pontos ou marcadores são usados para dar mais recurso narrativo ou mecânico aos personagens em um jogo de RPG.
Eis que surge um novo mecanismo para usar em seus jogos, os pontos de trapaça.






Pontos de trapaça são inspirados em pontos de destino do sistema Fate e servem para trapacear no jogo, quanto menos pontos de personagens, mais pontos de trapaça você terá eles servirão como uma moeda para trapacear na sessão de jogo, na verdade é um recurso narrativo bem comum em diversos jogos, eles podem ser anotados ou representados por marcadores, moedas, bolinhas de papel...

Novatos começam cada sessão com 12 pontos de trapaça
Lutadores começam cada sessão com 10 pontos trapaça
Campeões começam cada sessão com 8 pontos de trapaça
Lendas começam cada sessão com 6 pontos de trapaça

Pontos de trapaça são uma moeda narrativa você gasta para fazer coisas que não poderia fazer.
Mas sua principal utilização é o dado da trapaça.
Os valores de custo para cada trapaça e o quão eficiente ela foi dependem do narrador, e o narrador tem pontos infinitos de trapaça!!! Então cuidado para não irrita-lo se usarem essa regra.

Trapaças mecânicas mais comuns:
Trapaça simples: +1 na rolagem para cada ponto gasto.
Dado da trapaça (1 ponto) - Jogar mais um dado e escolher o melhor entre eles, você pode gastar varios pontos para ter varios dados mas deve escolher entre eles.
Dano Trapaceiro ou Cura mentirosa (1 ponto) - Você se cura ou causa dano extra, 1d6 por cada ponto e só pode usar 1 vez por rodada.
Trapaceiro maior (2 pontos) - Sua pericia funciona automaticamente, não pode ser usado em combate.
Apelão Trapaceiro (3 pontos) - Você pode trocar 3 pontos de trapaça por 1 de experiencia para ser usado imediatamente.
Roteirista trapaceiro (4 pontos) Se você gastar no inicio da sessão seus pontos de vida não chegarão a zero até terminar ela.

Trapaças Narrativas
O portão estava aberto? A elfa gata quer você? Você quer ganhar o jogo de cartas?
O narrador pondera se permite ou não e decide o valor de acordo com a plausibilidade, normalmente são coisas que não estão no campo de batalha, mas encontrar algo ou alguem, ou decidir se uma ponte se parte podem ser boas alternativas.

1 ponto - Argumento plausível e provável
2 pontos - Improvável mas possível.
3 pontos - Difícil engolir essa...
4 pontos - Tu tá maluco??? Vou liberar porque a idéia é legal!

Usando essa "tabela qualquer coisa pode ser arranjada.
Isso dará mais poder aos personagens então pode colocar uns pontinhos de vida a mais nos inimigos se quiser.

Experimente você tambem...
Ah os pontos não usados são perdidos!!!
Toda sessão você volta com os mesmos pontos!

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