segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dinheiro na Mão é...


Em 4D&T não existem regras para dinheiro. Isso pode soar meio estranho, mas como o próprio livro diz: Defensores nunca têm dinheiro.

Mas se você é um daqueles jogadores/mestres que gostam de comprar e vender itens, aqui vai uma regrinha simples para usar dinheiro em 4D&T.


Rico ou Pobre?

Como saber se seu personagem é rico ou um pobretão?

Fácil. Bastar saber seu bônus de Dinheiro!


Bônus de Dinheiro

O Bônus de Dinheiro será um valor que irá demonstrar a quantidade de dinheiro que você possui. Quanto maior o valor, mais dinheiro seu personagem tem. Quanto menor o valor, mais pobre ele é.

Todos os Defensores começam com um Bônus de Dinheiro igual a +5. Quando os jogadores conseguem dinheiro, itens valiosos ou outras bugigangas que não servem para mais nada na história, eles recebem um valor de Bônus de Dinheiro. Quando eles resolvem gastar comprando alguma coisa, eles perdem Bônus de Dinheiro.

Nenhum personagem pode ter um Bônus de Dinheiro menor que 0. Personagens com Bônus de Dinheiro 0 somente podem realizar jogadas para comprar itens ou serviços simples.


Adquirindo Bônus de Dinheiro

No decorrer de uma história, o mestre pode premiar os jogadores com Bônus de Dinheiro que irá representar itens valiosos (jóias, moedas de ouro, gemas, obras de arte, etc) que encontraram durante o jogo. De acordo com o valor dos itens, o jogador recebe um bônus em seu Bônus de Dinheiro. Veja abaixo

Itens Simples: quando o personagem junta uma boa quantidade de itens simples (armas velhas, bugigangas e outros itens que não custam muita coisa) ou quando ele ganha uma pequena quantia em dinheiro, ele recebe um bônus de +1 no seu Bônus de Dinheiro.

Itens Comuns: quando a personagem junta alguns itens comuns (um televisor pequeno velho, uma armadura ou algumas armas, uma bicicleta, por exemplo) ou ganha uma média quantia em dinheiro, ele recebe um bônus de +2 no seu Bônus de Dinheiro.

Itens Espetaculares: quando o personagem junta um item de alto valor (um carro, um item mágico, um protótipo de arma secreta, etc) ou ganha uma grande quantia em dinheiro, ele recebe um bônus de +4 no seu Bônus de Dinheiro.


Indo às Compras

Quando um personagem pretende comprar alguma coisa, peça para ele realizar um teste de Dinheiro. Esse teste nada mais é do que lançar 4D + seu Bônus de Dinheiro e tentar obter um número igual ou maior que a CD de compra do item. Se você for bem sucedido, você tinha o dinheiro necessário para comprar o item ou para pagar o serviço. Se você falhou no teste, você não tinha dinheiro suficiente no momento e não pode custear nada.

Quando o personagem é bem sucedido na compra de um item ou para pagar um serviço, ele perde um valor de Bônus de Dinheiro. Isso representa o dinheiro gasto na ação.

Itens ou Serviços Simples: CD entre 11 e 15 para comprar itens simples. Exemplos: comprar comida, pagar uma noite na pousada, alugar um cavalo, comprar livros para pesquisa, etc. Se bem sucedido na compra do item ou para pagar o serviço, perca 1 pontos de Bônus de Dinheiro.

Itens ou Serviços Comuns: CD entre 16 a 20 para comprar um item comum. Exemplos: comprar armas e armaduras, alugar um carro, comprar um computador, etc. Se bem sucedido na compra do item ou para pagar o serviço, perca 3 pontos de Bônus de Dinheiro.

Itens ou Serviços Espetaculares: CD entre 21 a 25 para comprar um item comum. Exemplos: alugar uma suíte de luxo em um hotel 5 estrelas, comprar um carro, comprar uma casa, comprar um equipamento especial, etc. Se bem sucedido na compra do item ou para pagar o serviço, perca 5 pontos de Bônus de Dinheiro.

Exemplo: Adriano quer comprar uma espada melhor. Ele usa uma espada curta e quer comprar uma espada longa. Ele possui Bônus de Dinheiro +7 e a CD da espada longa é 17. Ele rola os dados e obtém um valor 13. Somando com +7 do seu Bônus de Dinheiro, Adriano conseguiu um resultado 18. Como a CD para comprar era 17 Adriano conseguiu comprar sua nova espada! Como gastou dinheiro (ou outro item de valor equivalente), Adriano perdeu 3 pontos de Bônus de Dinheiro, ficando com Bônus de Dinheiro +4.


Dinheiro não compra tudo

Mesmo os personagens tendo muito dinheiro, recomendo que o mestre não permita que eles comprem equipamentos que possam simular um talento, perícia ou certas magia, ou anular um defeito. Isso pode deixar o jogo desequilibrado e prejudicar o andamento da história.

Conseguiram entender? Qualquer dúvida é só comentar.


NOVOS TALENTOS

Cheio da Grana

Você sempre tem um dinheirinho no bolso!

Benefício: você começa jogo com Bônus de Dinheiro +10. Não importa o quanto você gaste, você sempre consegue achar um dinheiro perdido no bolso, usar seu poderoso cartão de crédito, você nunca ficará com um Bônus de Dinheiro menor que +10.

Especial: esse talento pode ser adquirido apenas no 1º nível.


Pobretão

Você nunca tem dinheiro no bolso!

Malefício: você começa jogo com Bônus de Dinheiro +0. Não importa o quanto de dinheiro você ganhe, sempre acontecerá algo para você perde-lo rapidamente sem poder usá-lo. Algum ladrão apareceu subitamente e furtou todos os seus pertences, você deixou o dinheiro cair do seu bolso, você esqueceu a bolsa de moedas em algum lugar, etc. Não importa o quanto você ganhe, você nunca ficará com um Bônus de Dinheiro maior que +0.

Especial: esse defeito pode ser adquirido apenas no 1º nível.

2 comentários:

  1. Quando começei a ler , pensei: Por que simplesmente não dar moedas aos jogadores (ou qualquer coisa parecida ,como 500 Dólares) ? E por que não fazer uma tabela de preços para serviços simples como uma diaria num hotel ou uma pousada ?
    Mas confesso que quando li as suas regras , vi que isso facilita muito a vida do mestre , que não vai mas ter que inventar tabelas. Talvez os jogadores não gostem de NÃO ter dinheiro. Mas vou ver se testo a regra.

    ResponderExcluir
  2. Poisé Bruno. As regras foram feitas paras os mestres que não tem tempo para criar tabelas para todos os itens ou serviços que os jogadores querem (e eu conheço bastante mestre assim).

    ResponderExcluir