segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pokémon 4D&T







Saudações! Queria pedir desculpas pelo meu afastamento do blog. É que estive sem internet e só posso acessar do trabalho. Portanto, agora só faço matérias nos meus horários de folga.



E durante todo esse tempo estava sem idéias para uma matéria. Foi quando meu grupo pediu uma adaptação para 3D&T Alpha de Pokémon. Surgiu o Pokémon Alpha, com bastante material. No meu blog eu devo postar o e-book para download, que deve ter seu play-test no encontro regional de RPG que ocorre essa semana no Estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos (mais precisamente em Arraial do Cabo).



Foi aí que pensei: "Ei, por que não uma adaptação para 4D&T?"



Para fazer essa adaptação, eu tive de considerar os seguintes fatores: os monstros de estimação do 4D&T não são legais. É interessante se você criar seu próprio bichinho (fica ótimo em uma sátira de Defensores de Tóquio), mas adaptar os Pokémon requer trabalho demais e mudança demais na criação de monstros. Então, o talento ainda serve, mas algumas coisas serão alteradas.



Sei que tem gente que vai trollar por aqui quando eu postar essa matéria. Mas já que troll morre com fogo, vou queimar esses caras com a série de matérias para 4D&T sobre Pokémon!



CAPÍTULO 1 - CRIAÇÃO DE PERSONAGENS



Vamos começar pela criação dos personagens-jogadores...



RAÇAS



A única raça permitida no cenário é Humano. Os Mestres devem ficar de olho no que diz respeito à idade (crianças e idosos recebem alterações nas Habilidades).



CLASSES



Conjuradores estão fora de cogitação. Jogadores que queiram se especializar em Pokémon do tipo Psíquico podem usar os talentos que o Natsu postou aqui sobre poderes psiônicos. Eu adorei a idéia e vou adotar para a Sabrina, líder de Ginásio da cidade de Saffron...







Treinadores são, em sua maioria, Especialistas. É claro, existem exceções. Koga e Tenente Surge são bons exemplos de Combatentes que são treinadores Pokémon. Lembrando que um ser humano raramente enfrenta um monstrinho de bolso.



PERÍCIAS



Eu aconselho ao Mestre a não utilizar os grupos de perícia. Ao invés disso, prefira um certo número de perícias para cada classe. Especialistas recebem 8 + Mod. de Inteligência, enquanto Combatentes recebem 4 + Mod. de Inteligência. Já é perícia pra caramba, mesmo!



TALENTOS



Talentos são um caso especial. Como os jogadores não se metem em combates (só seus bichinhos), achei uma maneira de aprimorar isso. Talentos voltados para o combate possuem duas versões: a normal e a versão Pokémon (Pokéfeats?). Na versão Pokémon, um talento escolhido por um treinador é usado quando ele dá ordens às suas criaturas durante um combate. Caso ele tenha sucesso em seu teste de comandar Pokémon (veja a sessão dos monstros de estimação no manual básico), a criatura utiliza o talento naquele turno.



Ficando essa regra definida, vamos ao próximo passo...



EQUIPAMENTO



Além do que se pode ter normalmente, existem itens no mundo de Pokémon que são importantíssimos. Mas eu abordarei esse tema em outra matéria.



DINHEIRO



Quem já jogou Pokémon sabe como isso é importante. Todo personagem jogador começa com ¥3000 (três mil ienes, moeda do cenário de Pokémon).



CONSIDERAÇÕES FINAIS



Esta introdução serve para o Mestre ter uma noção do que fazer com os personagens jogadores. No próximo post trarei as listas de itens e novos talentos!

3 comentários:

  1. Três dias atrás um conhecido (famoso "amigo de um amigo") me perguntou se eu conhecia uma adaptação de Pokémon para 4D&T. Agora posso dizer que "sim". XD

    ResponderExcluir