Hoje trago uma ideia de venenos para campanhas de 4D&T. Já que todo mundo sabe o que acontece com pessoas envenenadas (porque viu nos filmes, já estudou sobre o assunto ou já recebeu Poison no Final Fantasy VII), vamos direto ao assunto.

Envenenado
Sempre que um personagem é afetado por um veneno, ele precisa realizar imediatamente um teste de Fortitude. Se for bem sucedido, ele não sofre efeitos. Se falhar, o personagem está envenenado e rumando a uma morte dolorosa.
O personagem pode ser envenenado por uma simples mordida de cobra, pelos espinhos do ouriço misterioso, com o suco feito daquelas “frutinhas vermelhas”, com os gases de uma arma química ou até mesmo com o cheiro podre do ancião que mora na casa velha do outro lado da rua. Aqui basta ter criatividade!
A tabela a seguir resume as características de quatro tipos de venenos.
Veneno Fraco
CD de Resistência: 10 _ Dano: 1 de dano por minuto _ CD de Cura: 15 _ CD de Criação: 15
Efeito Secundário: nenhum
Veneno bem fraquinho. Maioria dos Defensores consegue escapar sem muita dificuldade.
Alguns exemplos desse tipo de veneno: o veneno de animais (cobra, aranha, etc), plantas ou até mesmo venenos para matar insetos e pragas.
Veneno Potente
CD de Resistência: 15 _ Dano: 1D-2 de dano por minuto _ CD de Cura: 20 _ CD de Criação: 20
Efeito Secundário: além de envenenada, a vítima também fica Abalada.
Esse veneno já é mais perigoso, pois causa um bom dano e dificulta as ações da vítima. Defensores iniciantes não conseguiram suportar por muito tempo.
Alguns exemplos desse tipo de veneno: veneno de monstros, armas tóxicas e veneno mágico.
Veneno Concentrado
CD de Resistência: 20 _ Dano: 1D de dano por minuto _ CD de Cura: 25 _ CD de Criação: 25
Efeito Secundário: além de envenenada, a vítima também fica Enjoada.
Esse veneno é danado. Um Defensor fica tão afetado que só lhe resta rastejar à procura de ajuda.
Alguns exemplos desse tipo de veneno: veneno de criaturas, plantas ou lugares lendários, um preparado concentrado de veneno.
Veneno Mortal
CD de Resistência: 25 _ Dano: - _ CD de Cura: 30 _ CD de Criação: 30
Efeito Secundário: uma vítima desse veneno cai imediatamente para Perto da Morte.
Esse veneno já é mais perigoso. Defensores iniciantes não conseguiram suportar por muito tempo.
Alguns exemplos desse tipo de veneno: chefe final, arma tóxica de destruição em massa, entidades superiores.
A CURA
Para curar uma pessoa envenenada é preciso aplicar um antídoto (seja natural ou a magia) ou realizar um teste de Cura. Para testes de Cura, a Classe de Dificuldade para anular o veneno é indicada na descrição do mesmo. Ou seja, teste de Cura contra uma CD 20 para livrar um personagem de um veneno Potente, por exemplo.
Antídoto: a melhor maneira de curar uma pessoa envenenada. Basta dar o antídoto (que pode ser uma pílula, um suco especial, uma injeção, amendoins mágicos...) à vítima e pronto. Na próxima rodada ela estará livre dos efeitos (sim! Aqui tudo é rápido e prático!).
Poder Único para Monstros
Peçonhento: o monstro consegue envenenar o alvo com um ataque corpo-a-corpo ou à distância (escolha um) bem-sucedido. A CD para resistir ao veneno é 15; e se o personagem falhar, receberá 1D-2 de dano por minuto. Um teste bem-sucedido de Cura (CD 20) anula o envenenamento.
Mestre, Cuidado!

Apenas libere a criação de venenos Fraco e Potente para jogadores. Veneno Concentrado deve ser adquirido durante o jogo e em pequena proporção. Já veneno Mortal deve ser vetado ou apenas adquirido em ocasiões especiais, que estejam ligados ao rumo da aventura.
Claro. Apenas um conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário