sexta-feira, 29 de outubro de 2010

4D&T - Sistema de Criação de Personagem Alternativo

Muito bem, galera, aqui eu vou deixar mais uma regra opcional de 4D&T, baseada no saudosíssimo Neverwinter Nights: Pontos de Habilidade!

Pra quem não sabe, Neverwinter Nights é um jogo da Bioware muito famoso, cuja história se passa no cenário de Forgotten Realms - mais precisamente na cidade de Neverwinter, onde uma doença afetou a vida de todos os moradores. O jogo é bastante detalhado gerou duas expansões - Hordes of the Underdark e Shadows of Undertide. Uma terceira expansão, Kingmaker, foi criada por fãs e autorizada pela empresa. O jogo ainda teve uma continuação e aprimoramento, chamada Neverwinter Nights 2.

Uma das coisas mais espetaculares do jogo é a interatividade, que vai desde as conversas agressivas dos personagens à mudânça de Tendências (onde seu paladino podia perder os poderes caso saísse por aí matando gente). Na hora de ustomizar o personagem, você utilizava um sistema de pontos que ajudava a equilibrar os personagens entre si.

Foi quando eu percebi que esse sistema está presente no Livro do Mestre 3.0 e no 3.5 do Dungeons & Dragons (sistema também utilizado pelo jogo eletrônico). Eu, então, decidi adaptá-lo para o 4D&T - levando em conta que os personagens de 4D&T são um pouco mais fortes, é claro.

Bom, então lá vai!

SISTEMA DE PONTOS DE HABILIDADE

Este sistema equilibra um pouco mais as coisas, já que todos os jogadores têm o mesmo número de pontos para distribuir entre seus personagens. Isso evita que aquele cara que tirou vários 18 com seus dados de War vermelhos (aqueles que sempre tiram seis, para desespero do Mestre) faça um Youkai apelão. Ao menos, todos os jogadores terão o mesmo número de pontos para gastar!

Todo personagem começa com as Habilidades (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma) no valor de 8, e podem elevá-las com pontos. O custo depende de quanto é o valor da Habilidade:

  • Habilidades de 9 até 13 custam 1 ponto por nível;
  • Habilidades de 14 até 16 custam 2 pontos por nível;
  • Habilidades de 17 até 18 custam 3 pontos por nível;
Exemplo: Natsu decide criar um personagem. Ele decide fazer um ladino Especialista e começa a gerar os valores de Habilidades usando o sistema de pontos. O Mestre deu a ele 28 pontos, de modo que ele decide ter Força 10 (1+1= 2 pontos), Destreza 16 (1+1+1+1+1+2+2+2 = 11 pontos), Constituição 10 (1+1 = 2 pontos), Constituição 10 (1+1 = 2 pontos), Inteligência 12 (1+1+1+1 = 4 pontos), Sabedoria 12 (1+1+1+1 = 4 pontos) e Carisma 14 (1+1+1+1+1+2 = 7 pontos). 2+11+2+2+4+7 dá um total de 28 pontos. Para os padrões de 4D&T, o personagem está até na média. É claro, se o Mestre desejar, ele pode conceder menos ou mais pontos (descritos na tabela abaixo). Dungeons & Dragons costuma iniciar os personagens com 25 pontos. Coitados, eles não sabem o que é defender Tóquio...

Como calcular pode ser complicado para alguns (eu sou disléxico e sei muito bem disso), resolvi postar abaixo a tabela com o valor total de cada Habilidade de 9 a 18.

Valor de Habilidade

Custo em Pontos (Total)

Valor da Habilidade

Custo em Pontos

9

1

14

7

10

2

15

9

11

3

16

11

12

4

17

14

13

5

18

17


Portanto, no nosso exemplo acima, Thiago teria Força 10 (2 pontos), Destreza 16 (11 pontos), Constituição 10 (2 pontos), Inteligência 12 (4 pontos), Sabedoria 12 (4 pontos) e Carisma 14 (7 pontos). Novamente: 2+11+2+4+4+7 = 28 pontos.

O Mestre pode, ainda, aumentar ou diminuir o poder da campanha regulando o número de pontos que ele concede no momento da criação de personagens, segundo a tabela abaixo:

Nível das Aventuras

Pontos de Criação

Fraco

22 pontos

Médio

28 pontos

Heróico

32 pontos

Épico

38 pontos (e que os deuses ajudem o mestre...)


Espero ter ajudado os Mestres a equilibrar os personagens com esta regra opcional. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Hmmmm... Então quer dizer que eu decidi fazer um Ladino Especialista... Não lembrava disso. XD

    Legal a regra Ainen. Conheço alguém que vai gostar muito disso! *enviando o link*

    ResponderExcluir
  2. Essa não é uma das regras de construção do Livro do jogador?
    è interessante, mas não se esqueça que manter o foco na simplicidade faz parte da "cara" do 4D&T, essas regras são boas, mas as originais são mais práticas!

    Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas essa regra tem praticidade, Dock. Quando os jogadores querem fazer personagens em casa, o sistema de pontos controla mais e "agiliza" o jogo na mesa, já que o grupo tem a chance de trazer os personagens já prontos em casa (além de equilibrar o poder de todos).

    ResponderExcluir